Validar
 

Balcão Virtual

Atestados on-line

Consulte também a "Tabela de Taxas"

Associação Guias de Portugal - 1ª COMPANHIA DE CELEIRÓS

ver notícia...

TAG III Teórico – “porque formação é muito importante”
Nos dias 8 e 9 de Janeiro de 2011, as dirigentes estagiárias da 1ªCompanhia de Celeirós, Joana Silva (ramo avezinha), Mónica Costa (ramo caravela) e Sandra Costa (ramo aventura), participaram na primeira etapa da sua progressão como futuras dirigentes, o TAG III Teórico, em contexto de acantonamento. Esta actividade decorreu na Junta de Freguesia de Nogueira e estiveram presentes dirigentes estagiárias da Região de Braga, de Lisboa e de Viana do Castelo.
Eram 8h30m da manhã quando chegámos á Junta de Freguesia de Nogueira. No rosto de cada estagiária, havia um grande sorriso e uma vontade enorme de saber mais notando-se também um pequeno nervosismo. Iniciamos a actividade com um jogo “Quebra-Gelo”, que nos permitiu conhecer as restantes guias presentes e ficar mais à vontade. O jogo era um exemplar do bingo em que o objectivo era conhecer qualidades das guias presentes.
Apresentações feitas, foi-nos proposto um jogo de formação de patrulhas do qual surgiram três patrulhas. O tema deste jogo era o Objectivo do Milénio 3 – Igualdade de Género – apresentando-nos assim, três personalidades femininas importantes no mundo actual. No final, cada patrulha teve de criar um hino, uma oração, um grito, um lema e ainda cargos na patrulha. 
Como em quase todas as actividades da Associação, foi feito um jogo de cidade por Braga com duplo objectivo, dar a conhecer locais de estimado interesse da cidade desconhecidos por algumas das inscritas e ainda contribuir para a instrução das futuras dirigentes com actividades relacionadas com o Regulamento da Associação Guias de Portugal.
Depois de terminado o jogo, voltamos para a junta de freguesia, onde foi feita uma reunião entre todas para vermos o que estava correcto e errado nas respostas dadas nas mensagens do jogo de cidade e ainda tivemos oportunidade de ter resposta a algumas dúvidas nossas. No final, jantamos e aproveitamos para conversar um pouco.
Para relaxar, o nosso serão foi uma ida ao Theatro Circo, assistir a uma performance, denominada So Solo, da autoria de Clara Andermatt inteiramente ligada ao Objectivo do Milénio que estamos a trabalhar.
Com o regresso ao local de descanso, ainda tivemos tempo para uma pequena apresentação dos símbolos da patrulha (hino, cargos, lema…).
No dia 9, durante a manhã, tivemos uma formação sobre pedagogia das idades na qual aprendemos como lidar com os diferentes ramos. Fomos divididas para os ramos pelo qual estamos a estagiar e a delegada regional desse ramo deu-nos uma formação mais aprofundada sobre este.
Depois do almoço e de tudo arrumado partimos rumo a casa com mais informação e incentivo para continuarmos a desenvolver a nossa progressão.
Joana Silva, Mónica Costa e Sandra Costa - Dirigentes Estagiária - Patrulha Oricri (patrulha de dirigentes) – 1ªCompanhia de Celeirós 
Projecto de leitura – “Hora do conto” de Bando
No passado Domingo, dia 9 de Janeiro de 2011, o Bando da 1ª Companhia de Celeirós apresentou no palco do Auditório da sua Junta de Freguesia uma “Hora do conto” para toda a comunidade: “A noite de Natal” de Sophia de Mello Breyner Andresen foi a história encenada pelas avezinhas.
Esta “Hora do conto” insere-se no Projecto anual de Companhia – Projecto de Leitura, no qual cada patrulha/ninho realiza horas do conto na escola E, B 2 e 3 de Celeirós e no Lar de Idosos da Freguesia.
Como não podia deixar de ser desta vez foi a vez do Bando. A adesão por parte da comunidade foi grande! A plateia contava com mais de cem pessoas! A entrada cobrada para o espectáculo foi um cobertor ou manta para posterior entrega no Lar de Idosos de Celeirós; houve ainda pessoas que mesmo não podendo assistir à “Hora do conto” não deixaram de passar por lá para deixarem o seu donativo, o cobertor, pois gostaram imenso da iniciativa e não quiseram deixar de contribuir.
A preparação para este dia foi grande! Para além de todas as avezinhas terem ensaiado o seu papel conseguiram nas reuniões semanais anteriores cruzar esta actividade com as provas de progressão de ramo, sendo elas: a realização de convites, divulgação da actividade, criação dos cenários e produção do vestuário.
O bando estava em grande entusiasmo. A grande maioria das avezinhas nunca tinha pisado um palco em circunstância alguma. O tempo passava e a ansiedade aumentava, os nervos miudinhos e a expectativa de como iria ser eram os sentimentos que pairavam no ar enquanto a plateia se enchia. Eis que chega o momento de começar e fazer tudo de acordo com o combinado nos ensaios…e assim foi durante a encenação toda.
Foi uma tarde em cheio, com o trabalho e esforço do Bando conseguimos que este dia fosse um sucesso e não mais esquecido por todos os que assistiam. Os aplausos foram de grande intensidade e na cara de cada avezinha estava um enorme sorriso de orgulho e satisfação por terem surpreendido todos os espectadores e talvez encontrado o gosto pelo palco! Para nós dirigentes do ramo avezinha foi uma tarefa conseguida, depois de muito trabalho na coordenação e preparação desta “Hora do conto”, restava-nos o sentimento de orgulho em termos ajudado pequenas raparigas a fazer um grande sucesso! 
Susana Oliveira e Joana Silva - Águia e Coruja do Bando da 1ª Companhia de Celeirós 
 
Actividade de frota – Um incentivo às especialidades
As caravelas da 1ª Cia de Celeiros participaram com grande entusiasmo no passado dia 22 de Janeiro num workshops de técnicas de teatro realizado na Biblioteca Lúcio Craveiro Da Silva, por um membro do grupo de teatro “Só Cenas”.A actividade consistiu num conjunto de exercícios com vista a desenvolver capacidades como a concentração, a confiança, o improviso, a memória, entre outros.A participação neste workshops teve como objectivo incentivar-nos para uma etapa da nossa progressão como caravelas, á qual chamamos especialidades.Na nossa opinião esta foi uma actividade interessante e enriquecedora, uma vez que desenvolvemos o nosso espírito de grupo assim como a interacção com os outros.
Patrulha Pandora – Ramo Caravela – 1ª Cia de Celeirós  


Se queres fazer parte desta associação que muda vidas há 100 anos, basta apareceres na sede das Guias, aos sábados entre as 14h00 e as 17h00 e preencheres já a tua ficha de inscrição! Se queres ver o que fazemos vai a: http://www.guiasdeportugal.org/ ou consulta-nos em: agp.celeiros@gmail.com

 

O que vamos fazer?

 

Hora do Conto – 17 de Fevereiro

 

Actividade de Odisseia – 12 de Fevereiro

 

Semana da Guia – 20 a 27 de Fevereiro

 

DMP – 27 de Fevereiro   
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >